Warning: Declaration of YOOtheme\Theme\Wordpress\MenuWalker::walk($elements, $max_depth) should be compatible with Walker::walk($elements, $max_depth, ...$args) in /home/intercontrolcontabil/www/site/wp-content/themes/yootheme/vendor/yootheme/theme-wordpress/src/MenuWalker.php on line 8

Bitcoin e a revolução do mercado financeiro

O desenvolvimento das tecnologias blackchain e de seu fruto mais próspero, o Bitcoin, está rapidamente mudando o mercado financeiro. Alguns pesquisadores acreditam que as moedas digitais foram criadas em resposta às barreiras estabelecidas pela crise financeira internacional (2007 – 2009), outros que foram concebidas para inviabilizar os mecanismos de regulação dos bancos centrais ou ainda barrar a fiscalização do Estado. Seja como for, o fato é que sua ascensão é incontestável e suas contribuições, notáveis.

Quando a moeda digital chega ao Estado nacional

Assim como toda inovação tecnológica, a ideia gerou estranheza e desconfiança, de início. A falta de informações sobre sua origem e funcionamento foram grandes responsáveis pela rejeição inicial do Bitcoin. Até hoje, não se tem plena certeza do nome de seu criador ou das pessoas envolvidas em seu lançamento. Apesar disso, pesquisas recentes têm comprovado seu valor histórico e suas importantes contribuições para o mercado financeiro moderno: descentralização das operações bancárias, redução dos custos e mais privacidade nas operações financeiras são algumas delas.

As moedas virtuais ganham força e seu crescimento é tamanho que até mesmo estados nacionais criaram suas próprias criptomoedas: o presidente venezuelano Nicolás Maduro, por exemplo, lançou este ano o Petro, a nova moeda digital nacional cujo principal objetivo é diminuir os danos causados pela liquidez que levou o país a declarar moratória parcial.

No Brasil

No Brasil, os interessados em investir em Bitcoins multiplicam-se desde a cheia de 2017, que rendeu à moeda 1300% de valorização no ano. Quanto maior a compreensão do empresariado local a respeito dessa tecnologia, melhor sua aderência: considerada a “Capital Nacional do Bitcoin”, Aracajú concentra 55 estabelecimentos que utilizam, de alguma forma, a criptomoeda. O motivo, segundo estudiosos, é a aceitação do risco de investir em um mercado ainda emergente e instável, embora rentável.

Ainda há um longo caminho a ser percorrido até que as criptomoedas sejam compreendidas, reconhecidas como o próximo grande passo do mercado financeiro e inseridas em nosso cotidiano.

A falsa ideia disseminada entre os governos de que as moedas digitais encorajariam operações ilegais, sonegação de impostos e crimes como lavagem de dinheiro e terrorismo apenas retarda o processo ainda mais. Apesar disso, o Bitcoin já está pronto para o mundo e aguarda o dia em que este estará pronto para ele.

Bitcoin, contabilidade, Mercado Financeiro, Moeda Digital, Revolução

Envie uma mensagem

    Contato

    • (19) 3259-1577 | (19) 3307-2218
    • contato@intercontrolcontabil.com.br
    • Rua Barão de Paranapanema, 146 - Bloco C - 2º Andar, Cj 23 - CEP 13026-900